O projeto SAMBA EM CASA foi desenvolvido durante a pandemia em 2020, tendo como proposta a produção de um vídeo, sem sair de casa, com a utilização apenas de um aparelho celular.
Um vídeo com interpretações de algumas canções do meu primeiro CD de bossa nova produzido de forma independente em 2004 e canções de meu último CD de sambas inéditos, com depoimentos de minha experiência em cantar e em produzir um CD independente. Nessa produção foi necessário, além de cantar, também assumir todos os papéis da produção; em contraponto, a tranquilidade da gravação de um CD por intermédio de uma gravadora.
Produzir o CD MOVIMENTOS de forma independente, ou seja, sozinha, sem um produtor, foi uma experiência tão desafiadora e intensa para mim que decidi que essa produção seria o tema da minha monografia de conclusão da graduação de Produção Cultural na UFF (2004)
Esse processo exigiu que eu me desdobrasse em várias tarefas e participasse intensamente de todas ao mesmo tempo:
⁃ Escolha do repertório;
⁃ Formatação do projeto para lei Rouanet;
⁃ Resolver todas as questões sobre Direitos Autorais;
⁃ Busca por patrocínio ou apoio (sem sucesso, sendo que na época isso era muito mais complicado do que hoje; sem redes sociais etc);
⁃ Inúmeras idas a Secretaria de Cultura ( já que naquela época poucas questões eram resolvidas por internet. Naquele tempo ainda se levava o projeto impresso para protocolar no local. Afinal, de 2004 para cá muita coisa mudou.);
⁃ Direção e produção musical;
⁃ Escolha dos arranjadores, dos músicos;
⁃ Negociações;
⁃ Pagamentos dos profissionais;
⁃ Gravações e a necessidade da minha presença nas gravações de cada instrumento em diferentes estúdios;
⁃ Idas e vindas de um estúdio para o outro carregando fitas ADAT, não podia perdê-las!;
⁃ Presença ao lado dos técnicos nas mesas de áudio, nas edições;
⁃ Mixagem;
⁃ Instrução para criação da capa do CD;
⁃ Masterização;
⁃ Filiação à Associação de Produtores (necessária para o processo);
Fora o preenchimento de dezenas de papéis!! Fui responsável juridicamente por cada detalhe e informação prestada dessa produção! Tudo, da ideia à fabricação dos CDs foram de minha escolha e responsabilidade! Tudo administrado por mim!
Era tanta coisa que quando ia cantar, já estava, em parte, esgotada! (Hahaha)
UFA!! Como aprendi!
Nesse tempo fui:
⁃ Administradora
⁃ Negociadora
⁃ Despachante
⁃ Diretora musical
⁃ E cantora, que no meu sentimento era o principal, mas que pouco tempo sobrava para o canto.
Apesar dessa experiência ter sido muito enriquecedora, foi extremamente cansativa!
Então resolvi ter uma experiência totalmente diferente, mais leve e prazerosa! Que me permitisse cantar com menos preocupação!
Por isso, meu 2º CD, “Alice Serrano no País do Samba”, foi realizado com uma gravadora para que outros profissionais resolvessem tudo e para que eu pudesse me envolver somente com a escolha das músicas e me preparar para cantar!
Desenvolver o projeto SAMBA EM CASA me trouxe a feliz oportunidade de rever e reler o processo de produção independente do CD MOVIMENTOS; de me surpreender com a velocidade das novidades nas relações e nos meios de produção do mercado musical nos últimos 15 anos; e de constatar a enorme mudança de paradigmas no negócio da música.